Anvisa alerta sobre riscos de medicamentos para diabetes e obesidade

Divulgação: redes sociais

 

Uso de remédios como Ozempic e Trulicity aumenta risco de complicações durante cirurgias

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu na segunda-feira (16) um alerta sobre o risco do uso de medicamentos agonistas do GLP-1, como semaglutida (Ozempic), liraglutida (Saxenda) e dulaglutida (Trulicity), em pacientes que passarão por procedimentos com anestesia ou sedação profunda. Esses medicamentos, indicados para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, podem aumentar o risco de aspiração e pneumonia durante cirurgias, devido ao retardamento do esvaziamento gástrico que provocam.

De acordo com a Anvisa, essa condição pode levar à inalação acidental de alimentos ou líquidos para os pulmões ou causar refluxo, resultando em complicações graves. A agência recomenda que profissionais de saúde questionem seus pacientes sobre o uso desses medicamentos antes de cirurgias e adotem medidas para evitar a presença de conteúdo gástrico residual.

A Anvisa também orienta que os pacientes informem seus médicos sobre o uso de tais remédios em casos de cirurgias planejadas, para garantir a segurança durante os procedimentos anestésicos.