Indústria paulista recua 1,8% e contribui para queda nacional

Créditos: Shutterstock

 

Produção industrial em São Paulo impacta resultado nacional em julho, que apresenta retração de 1,4%. Outros estados como Pará e Bahia também registram quedas

 

 

O estado de São Paulo, responsável por um terço da produção industrial do Brasil, apresentou recuo de 1,8% na produção em julho, interrompendo três meses consecutivos de crescimento. Esse desempenho impactou o resultado nacional, que também ficou negativo, com queda de 1,4%, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (13).

Além de São Paulo, outros estados, como Pará (-3,8%) e Bahia (-2,3%), também registraram retração. No acumulado do ano, a indústria paulista ainda mostra expansão de 4,7%, mas a queda em julho foi influenciada principalmente pelo setor farmacêutico. Segundo o analista do IBGE, Bernardo Almeida, “a retração eliminou parte do crescimento acumulado nos últimos meses”.

Entre os destaques positivos, estados como Amazonas (6,9%) e Espírito Santo (5,8%) registraram as maiores altas de produção no período, refletindo um cenário de oscilação industrial impactado pelas condições macroeconômicas adversas, como a alta taxa de juros no país, que freia o consumo e o investimento.