Cerimônia garante segurança e transparência no processo eleitora
Na tarde desta terça-feira (10), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, conduziu a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais para as eleições municipais de 2024. O evento, realizado no edifício-sede do TSE em Brasília, faz parte do calendário eleitoral, conforme previsto na resolução nº 23.673/2021, que regulamenta os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
Durante a cerimônia, Cármen Lúcia reforçou a confiança nas urnas eletrônicas: “Nem adianta tentar plantar [dúvidas], porque [o sistema] já foi várias vezes testado”. A ministra destacou ainda a responsabilidade cívica de cada cidadão nas eleições de outubro e fez um convite para que os eleitores compareçam às urnas.
A cerimônia contou com a participação de entidades fiscalizadoras, como partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público e a Polícia Federal, que reafirmaram o compromisso com a transparência do processo eleitoral. O presidente da OAB, Beto Simonetti, destacou que a assinatura digital e a lacração dos sistemas são símbolos de lisura e segurança.
Com o procedimento concluído, as mídias dos sistemas eleitorais foram lacradas e armazenadas em segurança no TSE, garantindo a integridade dos programas que serão utilizados nas urnas eletrônicas de todo o país. As eleições estão marcadas para o dia 6 de outubro, com a possibilidade de um segundo turno no dia 27 de outubro.