Evento reúne sociedade civil e profissionais do SUS para debater melhorias e fortalecer o sistema de saúde
Nesta segunda-feira (9), teve início a 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (2ª CDGTES), reunindo representantes da sociedade civil, trabalhadores, estudantes e gestores para discutir a valorização do trabalho e o fortalecimento da educação na saúde pública. O evento, que acontece ao longo de três dias, tem como foco a participação democrática na construção de políticas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a abertura, a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, destacou a importância da educação continuada para os profissionais de saúde e o papel essencial dos servidores do SUS: “É nossa missão valorizar e qualificar o trabalhador e o trabalho, e fomentar a participação coletiva na construção das políticas públicas para uma entrega em saúde de excelência à população”.
Além disso, Fátima Rôla, representante dos trabalhadores do Conselho de Saúde do DF, enfatizou a dedicação dos servidores no bom funcionamento do sistema: “Eles se dedicam para que as coisas aconteçam da melhor forma possível para os usuários”.
Nos próximos dias, grupos serão formados para discutir eixos como democracia, valorização do trabalho e fortalecimento da educação. As propostas resultantes desses debates serão encaminhadas para a conferência nacional, com o intuito de refletir a diversidade de realidades do SUS e contribuir para a formulação de políticas públicas.
O tema central deste ano, “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento”, reforça a importância de decisões inclusivas e participativas para o fortalecimento do SUS. Representantes do Ministério da Saúde, da Fiocruz e de outras entidades destacaram a relevância da união de diferentes segmentos para a valorização e expansão do sistema.
A conferência é uma oportunidade para que gestores, trabalhadores e usuários discutam juntos o futuro do SUS e proponham soluções que garantam seu pleno funcionamento, sempre em prol da saúde pública de qualidade.