Projetos educacionais e experiências escolares envolvem crianças no aprendizado sobre democracia e participação política
Com a aproximação das eleições municipais de outubro, surgem iniciativas que inserem crianças no debate político, mesmo antes de atingirem a idade mínima para votar. Um exemplo é o Projeto Plenarinho, da Câmara dos Deputados, que completou 20 anos em agosto. O projeto oferece conteúdo lúdico sobre política e democracia para crianças de 9 a 12 anos, com o objetivo de ensinar a importância do voto e da cidadania.
Outra experiência ocorre no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, onde as crianças do ensino fundamental participam de eleições para representantes de classe, vivenciando, desde cedo, os princípios de participação democrática e de liderança coletiva.
Essas iniciativas buscam preparar as futuras gerações para entenderem a importância das escolhas políticas e suas consequências no futuro. Segundo a coordenadora do Plenarinho, Corina Castro, “as crianças são cidadãs do futuro, e entender as escolhas feitas hoje é fundamental para a construção de um amanhã mais justo”.