Brasil conquista ouro, prata e bronze no primeiro dia da natação

© Reprodução Twitter/X/BraParalimpico

 

O primeiro dia de disputas na natação nos Jogos Paralímpicos de Paris foi marcado por uma excelente performance da equipe brasileira, que subiu ao pódio em todas as cores. Nesta quinta-feira (29), Gabriel Araújo, Phelipe Rodrigues e Gabriel Bandeira garantiram, respectivamente, ouro, prata e bronze para o Brasil.

Gabriel Araújo abriu a sequência de vitórias com o ouro nos 100 metros costas na classe S2, destinada a atletas com grande limitação físico-motora. Em seguida, Phelipe Rodrigues, o maior medalhista paralímpico do Brasil em atividade, conquistou a prata nos 50 metros livre da classe S10, que inclui atletas com deficiência física de baixo comprometimento. Para fechar o dia, Gabriel Bandeira trouxe o bronze nos 100 metros borboleta S14, categoria para atletas com deficiência intelectual.

Phelipe Rodrigues, aos 34 anos e em sua quinta Paralimpíada, acrescentou mais uma medalha à sua impressionante coleção, que agora soma nove pódios paralímpicos. Na final dos 50 metros livre, o pernambucano travou uma disputa acirrada com o australiano Thomas Gallagher, que ficou com o ouro ao marcar 23s40, apenas 14 centésimos à frente do tempo de 23s54 do brasileiro.

“Muito feliz por ter conquistado a minha nona medalha em Jogos Paralímpicos. Uma medalha de prata, muito próxima do ouro. Mas, medalha é medalha. Estou muito feliz. São cinco Jogos Paralímpicos e medalhando em todos eles. Tenho mais duas provas para participar. Estou muito ansioso, superconfiante, e conto com a torcida de vocês”, celebrou Phelipe Rodrigues após a prova.

Com essas conquistas, o Brasil começa sua campanha na natação paralímpica em Paris com força total, reforçando sua tradição de sucesso na modalidade.