RJ retoma divulgação de panorama da covid-19 após aumento

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A Secretaria de Saúde alerta para alta nos indicadores da doença e reforça a importância da vacinação

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) voltou a divulgar, nesta terça-feira (27), o Panorama da Covid-19 devido ao aumento nos indicadores da doença detectado pelo Centro de Inteligência em Saúde do estado (CIS-RJ). Os dados das semanas epidemiológicas 29 a 33, que cobrem o período de 14 de julho a 17 de agosto, mostram uma alta sustentada na taxa de positividade e no número de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) a partir da SE 29.

Os indicadores precoces, como a taxa de positividade e a procura nas UPAs, apontam o crescimento de casos antes mesmo de serem registrados nos sistemas de informação. A taxa de positividade subiu de 3% na SE 29 para 8% na SE 33, atingindo um pico de 11% na SE 32.

O número de atendimentos de adultos nas UPAs também cresceu, passando de 239 casos na SE 29 para 480 na SE 33. Entre as crianças, os atendimentos saltaram de 117 na SE 29 para 367 na SE 33, evidenciando a elevação dos casos em todas as faixas etárias.

A secretária de Saúde, Claudia Mello, ressaltou a importância da imunização: “É muito importante que a população esteja imunizada contra a covid. As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde. A higienização correta das mãos é um gesto simples e fundamental nessa prevenção. Em caso de sintomas de gripe, use máscara e, se houver falta de ar, febre, tosse seca, ou dor de garganta, procure uma unidade de saúde.”

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, os cidadãos podem acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19.