Haddad sugere a Lula anunciar novo presidente do Banco Central

© Marcello Casal JrAgência Brasil

 

Ministro da Fazenda consultou Roberto Campos Neto para garantir transição mais longa e organizada no comando da instituição

 

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o anúncio do novo presidente do Banco Central (BC) ocorra entre o final de agosto e o início de setembro. Em evento promovido pelo Banco Santander, Haddad revelou que discutiu o timing ideal para a transição com o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Segundo Haddad, a conversa aconteceu no início do ano, antes de as tensões entre Lula e Campos Neto se intensificarem. A sugestão visa permitir uma transição mais suave e prolongada, com o novo comandante assumindo em 2025. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, acredita que a indicação e a sabatina do novo presidente do BC devem ocorrer até a segunda semana de setembro, durante um esforço concentrado de votações no Senado.

O mandato de Campos Neto, junto com os diretores Otávio Damaso e Carolina Barros, termina no final deste ano, e o governo ainda não decidiu se fará as três indicações de uma só vez ou em etapas.