Governo de São Paulo libera crédito emergencial para produtores rurais afetados por incêndios

Foto de Matt Palmer na Unsplash

 

Produtores rurais de cidades do interior de São Paulo afetados pelos incêndios que ocorreram neste fim de semana terão acesso a um crédito emergencial de até R$ 25 mil para ajudar na recuperação dos prejuízos causados pelo fogo. O governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, disponibilizou um montante recorde de R$ 100 milhões para esse auxílio.

Os recursos são provenientes do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), que, em parceria com 15 seguradoras credenciadas, fornecerá subvenções que variam de 25% a 30%, dependendo do tipo de cultura produtiva. O Feap é um fundo destinado a mitigar os impactos de perdas na produção agrícola causadas por eventos climáticos adversos, como seca, além de oferecer suporte para custeios emergenciais.

O governo de São Paulo continua a monitorar a situação através do gabinete de crise e do posto avançado instalado em Ribeirão Preto. Segundo comunicado do governo estadual, divulgado nesta segunda-feira (26), não há mais focos ativos de incêndio na região.

O gabinete de crise foi estabelecido na última sexta-feira (23), e o governador Tarcísio de Freitas decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios paulistas afetados pelos incêndios. O objetivo é agilizar a liberação de recursos e a adoção de medidas necessárias para auxiliar os produtores rurais e minimizar os danos sofridos pela agricultura na região.