Lula visita ao Chile com intensiva agenda de compromissos

Os ministros da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, da Casa Civil, Rui Costa, da Educação, Camilo Santana, da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com reitores das universidades federais e institutos federais de ensino, no Palácio do Planalto.

 

Presidente brasileiro participará de encontros políticos, fórum empresarial e assinatura de acordos bilaterais em Santiago

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (4) para Santiago, no Chile, onde cumprirá uma série de compromissos durante sua visita de Estado ao país. A agenda inclui encontros políticos de alto nível, participação em fórum empresarial e assinatura de diversos acordos bilaterais.

Encontros e Acordos Bilaterais

Na manhã desta segunda-feira (5), Lula será recebido no Palácio de La Moneda pelo presidente chileno, Gabriel Boric. O cronograma prevê um encontro privado entre os dois líderes, seguido por uma reunião ampliada com os respectivos gabinetes. Em seguida, haverá a assinatura de atos e uma declaração conjunta à imprensa.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, pelo menos 15 acordos estão prontos para serem firmados, abrangendo áreas como ciência e tecnologia, defesa, direitos humanos e relações comerciais e de investimentos.

Reuniões com Lideranças Chilenas

Após o almoço, o presidente brasileiro se reunirá com os chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo do Chile. Também estão previstos encontros com representantes da Latam, maior empresa chilena em operação no Brasil, e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). No final do dia, Lula participará do encerramento do Fórum Empresarial Chile-Brasil, que deverá reunir cerca de 500 lideranças dos setores público e privado para discutir o comércio bilateral entre os dois países.

Compromissos do Segundo Dia

Na terça-feira (6), a agenda de Lula inclui um encontro com a prefeita de Santiago, Irací Hassler, e uma reunião com o ex-presidente chileno Ricardo Lagos. Essas atividades complementam uma visita de Estado focada em fortalecer as relações bilaterais e fomentar a cooperação em diversas áreas estratégicas entre Brasil e Chile.