Programa inclui parcerias estratégicas e medidas de curto prazo para fortalecer o SUS
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que um programa de reestruturação dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro será apresentado em breve. Segundo a ministra, as instituições já estão com suas direções constituídas e um comitê gestor foi montado para trabalhar nos problemas identificados.
Para fortalecer os hospitais como unidades de referência no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde firmou parcerias com a prefeitura do Rio de Janeiro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). “Estamos trabalhando juntos para fortalecer os hospitais como unidades de referência no SUS. Vamos apresentar mais medidas nas próximas semanas”, afirmou Nísia Trindade durante visita a unidades de saúde em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
A ministra enfatizou que o Ministério da Saúde está atento aos desafios enfrentados pelos hospitais federais e que soluções de curto prazo já foram implementadas. “Estamos atuando nos hospitais federais desde o ano passado, quando abrimos 300 leitos antes fechados e continuamos atentos para manter o abastecimento. Seguimos trabalhando para colocar os hospitais para funcionar e diminuir filas. Tenho conversado com o presidente Lula e essa é uma prioridade do ministério”, completou Nísia.
Durante sua visita, Nísia Trindade também esteve em um centro especializado em atendimento a crianças neuroatípicas, nas obras de uma maternidade, em um hospital oftalmológico, em um hospital infantil, em uma unidade de pronto atendimento (UPA) e em um centro de fisioterapia, ortopedia e imagem.