Instituições financeiras brasileiras investem em IA

Foto de Ruthson Zimmerman na Unsplash

 

Levantamento revela que 52% dos representantes do setor financeiro planejam usar inteligência artificial para detecção de fraudes, destacando diferença de prioridades em relação a outros países da América Latina

 

 

 

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (25), em São Paulo, revelou que mais da metade (52%) dos representantes de diversas instituições financeiras do Brasil planeja implementar mecanismos de inteligência artificial (IA) para a detecção de fraudes. O estudo foi conduzido pela Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais, em parceria com a Celent, líder em pesquisa e assessoria tecnológica para instituições financeiras em todo o mundo.

Apresentado durante o evento Febraban Tech, o levantamento Pulso 2024 – Experiência Digital: a Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina foi realizado em dezembro do ano passado com 1.079 gerentes, superintendentes e diretores de tecnologia de diferentes organizações financeiras de 20 países latino-americanos. O estudo mostra a percepção das lideranças regionais em relação a inovações tecnológicas e como a implementação destas impacta o setor.

Foco na Detecção de Fraudes

Enquanto no Brasil os líderes de instituições financeiras preferem investir em detecção de fraudes (52%) e na avaliação de risco (49%), os demais países da região priorizam a inteligência artificial para chatbots de atendimento ao cliente (54%).

“Uma das coisas mais importantes que notamos nessa pesquisa foi a diferença das expectativas da inteligência artificial nos mercados. Enquanto na América Latina o uso está muito voltado para canais de atendimento e abertura de relacionamento, aqui no Brasil está totalmente focado para antifraude. O mercado latino-americano ainda apresenta dificuldade na digitalização da ‘bancarização’ da maior parte de sua população e enxerga um potencial mais de ‘bancarização’ mesmo, com abertura de contas e inclusão da sociedade para o mercado financeiro”, disse Thiago Gramulha, marketing lead da Topaz, em entrevista à Agência Brasil.

Avanços e Desafios

Segundo Gramulha, no Brasil, o mercado financeiro já é mais digital. “Aqui começamos a entender melhor outras aplicações da inteligência artificial”, afirmou. “O Brasil é um mercado muito avançado em termos de tecnologia, mas temos que continuar investindo em segurança porque as fraudes se renovam a cada dia.”

Gramulha destacou que o uso de inteligência artificial pode criar várias melhorias para o setor bancário e seus clientes – não somente relacionadas à prevenção de fraudes. “A possibilidade que a inteligência artificial traz para os bancos é exatamente de criar uma conversa e um relacionamento que entendam o momento do cliente e conversar de igual para igual. A inteligência artificial criaria uma camada empática e talvez, quando você mandar uma mensagem ao banco, ela entenda que você está nervoso ou que você está fora do lugar onde você costuma atuar ou operar. Ela também pode trazer novas camadas de segurança.”

Febraban Tech 2024

O Febraban Tech, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, vai até quinta-feira (27) no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Neste ano, o evento tem como tema central a preparação dos bancos para o uso responsável da inteligência artificial.