Lula encerra 10ª Caravana Federativa em Teresina com anúncios para o Piauí

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

Presidente destaca investimentos em moradias, setor portuário e transformação digital

 

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (21), do encerramento da 10ª Caravana Federativa em Teresina, Piauí, onde anunciou uma série de investimentos do governo federal para o estado. Entre as iniciativas destacadas estão a cessão de terrenos da União, aportes para o setor portuário, avanços na transformação digital e a contratação de moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Anúncios para o Piauí

Durante o evento, Lula lembrou de suas histórias com o Piauí, incluindo o lançamento do Programa Fome Zero há 21 anos. Ele ressaltou a evolução do estado e destacou seu potencial em energias renováveis. “Estou muito orgulhoso de estar aqui no Piauí, porque é um estado que está dando certo”, afirmou o presidente.

No setor portuário, foi anunciada a disponibilização de terrenos e espaços físicos em águas públicas da União para a consolidação do Complexo Portuário e Industrial no município de Luís Correia, o primeiro porto marítimo do Piauí.

Para a construção de um Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) cedeu um imóvel anteriormente ocupado pela Procuradoria Regional do Trabalho, no centro de Teresina. O investimento, estimado em R$ 15,3 milhões, será realizado com recursos do Ministério da Educação (MEC).

Moradias e Transformação Digital

Lula também autorizou a contratação de 1.351 moradias em 15 empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, beneficiando seis municípios piauienses: Água Branca, Floriano, José de Freitas, Piripiri, Teresina e União. O montante de investimento pode chegar a R$ 193,7 milhões.

O evento marcou ainda o lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital, com a assinatura de um decreto pelo presidente Lula. A política visa melhorar a qualidade dos serviços públicos de forma inclusiva, transparente, participativa e sustentável. Um dos pilares da estratégia é a carteira de identidade nacional, que utiliza o CPF como número de identificação.

Programa Nacional de Gestão e Inovação

O Piauí formalizou sua adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação, que facilita o acesso a soluções do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As iniciativas incluem a criação de uma estratégia estadual de governo digital e a implantação de uma solução de prova de vida no sistema previdenciário.

Durante o evento, foi assinado um acordo de cooperação técnica com cerca de 30 ações, incluindo a regulamentação de um percentual reservado de vagas nas contratações públicas para mulheres em situação de violência.

Primeira participação de Lula na Caravana Federativa

Esta foi a primeira vez que o presidente Lula participou da Caravana Federativa. A décima edição da ação começou na quinta-feira (20) em Teresina e, durante dois dias, técnicos do governo federal promoveram painéis, palestras e oficinas sobre temas como assistência social, educação, saúde, habitação e infraestrutura. O objetivo é promover um diálogo direto entre órgãos federais, estados e municípios para solucionar questões de interesse dos entes.

Até agora, a caravana já passou pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Amapá.