
Documento visa auxiliar brasileiros durante a competição nos EUA, oferecendo informações essenciais de segurança e viagem
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, na sexta-feira (14), o Guia Consular dos Torcedores Brasileiros para a Copa América de Futebol 2024. A competição será realizada nos Estados Unidos entre 20 de junho e 24 de julho, sob organização da Conmebol, em parceria com a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). O documento tem o objetivo de ajudar torcedores brasileiros durante os jogos.
Elaboração e Conteúdo do Guia
O guia foi elaborado em parceria com os consulados do Brasil em Los Angeles, São Francisco, Washington e Miami. Com 33 páginas, o documento traz informações úteis de segurança e praticidade para os viajantes acompanharem os jogos.
Informações de Viagem e Segurança
O guia inclui as datas e localidades dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol e seus adversários, além dos fusos horários das cidades onde ocorrerão as partidas. Também apresenta dados gerais como clima, voltagem, tipo de tomada, sistemas de transporte público e atrações turísticas das cidades-sede.
Os torcedores encontrarão orientações sobre providências de viagem, incluindo a necessidade de visto válido para entrada nos EUA, o uso da carteira brasileira de motorista, restrições de bagagens, consumo de bebidas alcoólicas em público e serviços bancários. O documento também explica o que fazer em caso de emergências de saúde, indicando os principais serviços médicos e de segurança nas estradas.
O guia detalha como obter apoio consular nas cidades dos jogos, com contatos das representações do governo brasileiro, incluindo links, e-mails e telefones com WhatsApp. O MRE aconselha os turistas a ficarem atentos aos seus pertences e a não deixarem bens visíveis em veículos estacionados.
Copa América 2024
Esta será a segunda edição da Copa América nos EUA, a primeira tendo ocorrido em 2016. Na primeira etapa da competição, chamada Fase de Grupos, os jogos do Brasil serão realizados em cidades na região oeste do país: Los Angeles (Califórnia), Las Vegas (Nevada) e Santa Clara (Califórnia).
Em caso de classificação para as fases finais, a seleção brasileira se deslocará para cidades-sede do sul e do leste, conforme a ordem de classificação no grupo e avanço na competição: Glendale (Arizona) nas Quartas de Final e Charlotte (Carolina do Norte) na semifinal. As duas seleções finalistas disputarão o título em Miami (Flórida).
Convocação da Seleção Brasileira
O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dorival Júnior, completou em maio a lista de convocados para a Copa América. Os veteranos Neymar e Casemiro ficaram fora da lista.
Os convocados, de acordo com a CBF, são:
Goleiros
- Bento – Athletico-PR
- Alisson – Liverpool (ING)
- Rafael – São Paulo
Laterais
- Danilo – Juventus (ITA)
- Yan Couto – Girona (ESP)
- Guilherme Arana – Atlético-MG
- Wendell – Porto (POR)
Zagueiros
- Beraldo – PSG (FRA)
- Eder Militão – Real Madrid (ESP)
- Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
- Marquinhos – PSG (FRA)
- Bremer – Juventus (ITA)
Meio-campistas
- Andreas Pereira – Fulham (ING)
- João Gomes – Wolverhampton (ING)
- Éderson – Atalanta (ITA)
- Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
- Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
- Lucas Paquetá – West Ham (ING)
Atacantes
- Pepê – Porto (POR)
- Endrick – Palmeiras
- Evanilson – Porto (POR)
- Rodrygo – Real Madrid (ESP)
- Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
- Raphinha – Barcelona (ESP)
- Savinho – Girona (ESP)
- Vinicius Junior – Real Madrid (ESP)