
Evento celebra 35 anos do best-seller de Paulo Coelho e destaca relevância cultural e literária do autor brasileiro
Nesta quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente na Embaixada do Brasil em Genebra, na Suíça, para participar do lançamento do selo comemorativo dos Correios em homenagem aos 35 anos do livro “O Alquimista”, escrito por Paulo Coelho. O autor, que reside em Genebra, também participou do evento. Mais cedo, Lula discursou na 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e segue hoje para a Itália, onde participará da Cúpula do G7.
“O Alquimista”, publicado em 1988, é um marco na literatura brasileira e internacional. A história de Santiago, um jovem pastor espanhol que segue um sonho profético até o Egito, conquistou leitores ao redor do mundo, vendendo cerca de 90 milhões de exemplares e sendo traduzido para dezenas de idiomas. O livro detém o recorde mundial de obra mais traduzida de um autor vivo e é o título brasileiro mais vendido de todos os tempos.
Homenagem e Reconhecimento
Durante o evento, Paulo Coelho agradeceu ao presidente Lula, destacando o papel do líder na recuperação e projeção positiva do Brasil. “Assim como o senhor, eu fui atacado, mas não desisti; sabia aonde queria chegar e venci. Tanto é que tem o selo aí”, afirmou o escritor, referindo-se aos desafios que ambos enfrentaram em suas trajetórias.
Lula, por sua vez, elogiou o talento e a influência de Coelho. “Paulo Coelho é uma figura extraordinária, que nos enche de orgulho. Em nome dos Correios e de todos os seus leitores, gostaria de expressar minha mais profunda admiração pelo seu talento. Que permaneça iluminando nossos corações e mentes e das gerações futuras”, disse o presidente, acompanhado por Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios.
Iniciativa dos Correios
A nova modalidade de Selo Institucional, lançada pelos Correios em 2023, busca destacar temas socioculturais de grande repercussão. Além do selo de “O Alquimista”, já foram aprovados selos em comemoração aos 80 anos do estado do Amapá, 50 anos de carreira do cantor Sidney Magal, Orgulho LGBTQIA+ e o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
Após o lançamento, os selos ficam disponíveis para comercialização nos canais físicos e digitais dos Correios por até dois anos. Cada folha contém 12 selos, permitindo que colecionadores e admiradores adquiram essas edições especiais.
A celebração dos 35 anos de “O Alquimista” com um selo comemorativo reforça a importância da obra e de seu autor na cultura brasileira e mundial, além de destacar o compromisso dos Correios em promover temas de relevância sociocultural.