Magda Chambriard é eleita presidente da Petrobras pelo Conselho de Administração

© Wilson Dias/Agência Brasil

 

Ex-diretora-geral da ANP assume comando da estatal com extensa experiência no setor de petróleo e gás

 

 

O Conselho de Administração da Petrobras elegeu Magda Chambriard como presidente da empresa durante uma reunião do colegiado realizada nesta sexta-feira (24). Ela também foi nomeada conselheira de administração.

“Em continuidade ao comunicado divulgado em 22/05/2024, informamos que o Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, nomeou Magda Chambriard como conselheira de administração e a elegeu como nova presidente da companhia”, anunciou a Petrobras em comunicado ao mercado.

Imediatamente após a decisão, Magda assumiu os cargos. “Magda Chambriard tomou posse em ambos os cargos nesta data e passou a integrar o Conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim”, acrescentou o comunicado.

Antes de sua eleição, Magda Chambriard passou pelo processo de governança da companhia. Na quarta-feira (22), o Comitê de Pessoas do Conselho de Administração, funcionando como Comitê de Elegibilidade (Celeg), concluiu a análise sobre sua indicação aos cargos de conselheira e presidente. A indicação foi então submetida ao Conselho de Administração, que a aprovou hoje.

“O Celeg considerou que a indicação da Sra. Magda Chambriard preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável e está apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração (CA), sendo, portanto, elegível para ambos os cargos”, informou o comunicado da quarta-feira.

Formação e Carreira

Magda Chambriard é mestre em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ (1989) e engenheira civil pela UFRJ (1979), com especialização em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações e especialização em Produção de Petróleo e Gás na hoje denominada Universidade Petrobras.

Seu currículo na área de petróleo e gás é extenso. Além dessa especialidade, ela fez diversos cursos, incluindo Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, Liderança e Desenvolvimento para Conselho de Administração.

Ela iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, sempre atuando na área de produção e acumulando conhecimentos sobre todas as áreas do processo no Brasil.

Em 2002, Magda foi cedida à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde atuou como assessora da diretoria de Exploração e Produção. Naquele momento, era consultora de negócios de E&P na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras.

Logo após sua chegada à ANP, assumiu também as superintendências de Exploração e a de Definição de Blocos, com vistas a rodadas de licitação. “Foi responsável pela implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, que resultou na coleta de dados essenciais para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras”, relatou a Petrobras.

Ainda na ANP, em 2008, Magda assumiu a diretoria da agência reguladora e em 2012 tornou-se diretora-geral. “Na sua gestão, liderou a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, os estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão”, destacou o comunicado.

“Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa Financeira, Relações Governamentais, além das relativas ao segmento de Exploração e Produção”, concluiu a nota da Petrobras.