Governador do RS anuncia repasse de R$ 500 mil a municípios em situação de calamidade

A declaração foi feita em uma visita do governador a cidade Lajeado, no interior gaúcho Reprodução

 

Eduardo Leite declara liberação de recursos sem necessidade de plano de trabalho

 

 

Neste sábado (18), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou um repasse de R$ 500 mil a municípios classificados como em situação de calamidade pública no estado. A liberação dos recursos ocorrerá sem a exigência de um plano de trabalho por parte dos prefeitos.

Durante visita à cidade de Lajeado, no interior gaúcho, Leite declarou: “Vamos repassar para os municípios em calamidade novamente essa semana 500 mil reais para cada um deles sem exigir plano de trabalho, sem exigir apresentação de projeto. O prefeito sabe onde esse recurso tem que ser aplicado.”

O objetivo da medida é agilizar o envio de recursos e desburocratizar o repasse para localidades que necessitam dos investimentos. As fortes chuvas no Rio Grande do Sul provocaram deslizamentos e modificaram o mapa do estado, resultando em um total de 155 mortes.

Ponte da ERS-130

Além do anúncio do repasse de recursos, Leite informou que a reconstrução da ponte que liga os municípios de Arroio do Meio e Lajeado, destruída pelas chuvas, terá uma expectativa de duração de seis meses. O edital sobre a obra será publicado na segunda-feira (20), sendo a EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias – responsável pela execução da reconstrução.

“Há um compromisso da EGR em fazer a publicação agora na segunda-feira e a contratação nos primeiros dias de junho para termos essa obra em seis meses executada”, afirmou o governador. “É o que a EGR se compromete a fazer.”

Atualmente, a ligação entre os municípios é feita por uma ponte provisória do exército. O prefeito de Arroio do Meio, Danilo José Bruxiel, estima que cerca de 4 mil pessoas passem pela ponte todos os dias.