
Recursos diretos e auxílio emergencial estão entre as iniciativas para recuperar parte dos prejuízos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que estará novamente no Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (15), com a promessa de anunciar medidas de apoio financeiro direto às pessoas afetadas pelas enchentes que assolaram várias regiões do estado. Em uma reunião virtual com o governador gaúcho nesta segunda-feira (13), o governo federal confirmou o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei que suspende a dívida do estado com a União por três anos, renunciando aos juros durante esse período e possibilitando um aporte de R$ 11 bilhões para a recuperação da infraestrutura.
“Quero anunciar amanhã uma série de medidas para as pessoas físicas, ou seja, recursos para que as pessoas que perderam suas coisas recebam auxílio da União para repor parte do que perderam”, afirmou o presidente.
Uma das medidas em discussão é a criação de um auxílio emergencial, semelhante ao adotado durante a pandemia, para socorrer especialmente as pessoas desempregadas devido às perdas causadas pelas enchentes.
Lula também convocou uma reunião ministerial extraordinária para esta segunda-feira, envolvendo todos os ministros, para discutir medidas de apoio às vítimas das enchentes, especialmente as quase 80 mil pessoas em abrigos e mais de 538 mil desalojadas de suas casas.
“Não vamos descansar enquanto o Rio Grande do Sul não estiver de pé, vendendo e emprestando o orgulho do povo gaúcho”, concluiu o presidente.