Novos voos extras atendem interior do RS em meio a enchentes

© Esquadrão Pampa/Divulgação
Pixel de Impressão banner campanha dengue

 

Aeroporto de Porto Alegre fechado; malha aérea emergencial amplia oferta de voos regionais

 

 

 

Nesta segunda-feira (13), iniciaram-se os novos voos extras da malha aérea emergencial direcionados ao interior do Rio Grande do Sul, em resposta ao fechamento do Aeroporto de Porto Alegre devido às fortes chuvas que atingem o estado desde 29 de abril, causando danos significativos e 147 mortes até o momento.

Os voos regionais recomeçaram com destinos para Santa Maria, Uruguaiana e Caxias, após três companhias aéreas brasileiras (Gol, Latam e Azul) já terem operado voos para Passo Fundo, Santo Ângelo e Caxias do Sul no sábado (11).

Segundo o boletim da Defesa Civil do estado divulgado hoje, aeroportos administrados pelo governo do estado e municipais estão operando, com exceção do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que permanece fechado por tempo indeterminado devido à inundação de suas instalações.

Essa é a primeira etapa dos 116 voos semanais da malha aérea emergencial, anunciada em conjunto pelo Ministério de Portos e Aeroportos, Anac, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e associações do setor aéreo. A iniciativa visa atender a população que necessita deixar o estado ou chegar a cidades gaúchas afetadas pelas enchentes.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância desses voos para garantir o direito de ir e vir da população em um momento delicado. A malha aérea emergencial contempla voos para diversas cidades gaúchas e catarinenses, incluindo um aumento de capacidade na rota de Chapecó, em Santa Catarina.