Ícone do site Brasiltimes – Notícias

Doação de leite humano para recém-nascidos cresce 8% em 2023

© Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil

 

Ministério da Saúde divulga dados durante lançamento da campanha “Doe Leite Materno – Vida em Cada Gota Recebida”

 

 

 

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira um aumento de 8% na doação de leite humano para recém-nascidos em 2023, em comparação com o ano anterior. Essa marca representa o maior aumento registrado nos últimos cinco anos, com um total de 253 mil litros de leite doados, beneficiando 225.762 bebês.

Durante o lançamento da campanha “Doe Leite Materno – Vida em Cada Gota Recebida”, o Ministério da Saúde destacou a importância desse crescimento e estabeleceu como meta para 2024 ampliar em 5% a oferta de leite materno para recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país.

“Apenas 55% dos bebês prematuros ou de baixo peso recebem leite do Banco de Leite Humano, então esse aumento é crucial para beneficiar mais crianças”, enfatizou a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente do Ministério da Saúde, Sônia Venâncio.

A campanha de doação de leite humano é realizada anualmente em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, visando ressaltar a importância da doação de leite materno e aumentar o número de doadoras e dos estoques nos bancos de leite. A campanha coincide com o Dia Mundial de Doação do Leite Humano, celebrado em 19 de maio.

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, com 231 bancos em todos os estados e 240 postos de coleta. A atriz Maria Paula Fidalgo, embaixadora dos bancos de leite do Brasil, destacou os benefícios da amamentação e da doação de leite, ressaltando que o leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis.

Sair da versão mobile