Profissionais de saúde e suprimentos médicos são enviados para mitigar danos e auxiliar população afetada pelos temporais no estado
O Ministério da Saúde anunciou a mobilização de 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC) para prestar assistência à população gaúcha impactada pelos temporais que assolam a região. Além disso, equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) também chegaram ao estado para reforçar o atendimento, visando diminuir o risco de exposição da população, reduzir doenças e agravos decorrentes das intempéries.
Em comunicado oficial, o ministério informou o envio de 20 kits emergenciais, cada um contendo 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas e ataduras. Estes materiais são suficientes para atender até 30 mil pessoas por um período de 30 dias, garantindo o acesso a cuidados médicos essenciais às vítimas das enchentes.
Além disso, está prevista a instalação de um Centro de Operações de Emergência (COE) para eventos naturais extremos no estado, visando uma análise detalhada de dados e informações para embasar a tomada de decisões por parte dos gestores e técnicos. O COE permitirá a definição de estratégias e ações adequadas para o enfrentamento das emergências em saúde pública decorrentes das condições climáticas adversas.
Em paralelo, uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde está presente no Rio Grande do Sul, trabalhando para evitar danos maiores nas unidades de saúde, orientar o estado e os municípios afetados, além de apoiar no processo de recuperação das áreas atingidas.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até o momento foram registradas 31 mortes devido às chuvas, com 74 pessoas desaparecidas e 56 feridas. O número de municípios afetados chega a 235, com 351.639 pessoas atingidas, sendo 17.087 desalojadas e 7.165 em abrigos. O governador Eduardo Leite ressaltou que esses números tendem a aumentar nos próximos dias, dada a dificuldade de acesso a algumas localidades impactadas pelas enchentes.