
Transformando história em experiência: Um Café Escola para reviver o charme de Brasília
Novo Café Escola na Casa de Chá de Oscar Niemeyer promete resgatar o charme e a vivacidade de um dos pontos mais emblemáticos de Brasília. Em uma cerimônia marcada pela presença do Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, o espaço icônico na Praça dos Três Poderes se renova em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) e a Secretaria de Estado de Turismo Distrito Federal (Setur-DF).
A iniciativa, que firma um convênio de cooperação técnica de dois anos – com possibilidade de prorrogação -, transformará a Casa de Chá em um vibrante café escola desde o ano passado. Sob a supervisão do Senac, o local receberá adaptações e uma decoração que ressalta o design de Brasília, oferecendo não apenas um ambiente aconchegante, mas também uma verdadeira experiência cultural.

O chefe do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha, enfatizou a importância do setor produtivo do Distrito Federal e do espaço na Praça dos Três Poderes: “A gente precisa dessa parceria para avançar cada vez, fruto de mais uma parceria que nós fazemos com o setor privado, com a Fecomércio e o Senac. Será um espaço totalmente revitalizado, assim como a gente espera, também, revitalizar toda a Praça dos Três Poderes. Para isso, estamos com uma parceria com o governo federal para que eles nos entreguem o projeto de revitalização e a gente espera estar aqui no mês de junho abrindo esse espaço para toda a população do DF e que nos visita”, declarou Ibaneis.

Ibaneis também destacou o crescimento do turismo na capital: “Graças a Deus, um turismo que está cada vez mais pujante. Nossos hotéis estão ficando cheios, com uma boa ocupação, e a gente espera com isso melhorar a qualidade do emprego também na nossa cidade. Turismo é muito importante para emprego e renda. E a gente vem trabalhando focado nessa questão”, salientou o governador.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, considera o convênio um marco: “Estamos devolvendo para Brasília esse importante ponto turístico, que vai dar mais condições para a circulação de pessoas, trazendo uma lanchonete para que as pessoas tenham, também, um lugar para se sentar, para tomar uma água, um café, que hoje não existe. É uma parceria extremamente importante para o turismo do Distrito Federal”.
O Secretário de Turismo, Cristiano Araújo, explicou o acordo histórico: “A ideia é que aqui seja um espaço acolhedor, um espaço aprazível, onde as pessoas possam conhecer a Praça dos Três Poderes. Depois, venham tomar um café, venham com a família tomar um chá. Estamos dando vida ao local que faz parte da história de Brasília, da nossa rota cívica”, avaliou o titular da pasta.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, destaca a importância de devolver à comunidade um espaço tão significativo para a história da cidade. “A casa de chá será um espaço aberto para toda a população, um convite para que os brasileiros redescubram esse local tão especial”, enfatiza Corrêa.
Com Gil Guimarães como chef e os alunos de gastronomia do Senac colocando em prática seus aprendizados, a Casa de Chá promete não apenas delícias culinárias, mas também uma oportunidade única de vivenciar a realidade do mercado de trabalho. Para Lourdes, uma das alunas, essa experiência será fundamental para desenvolver habilidades e se preparar para o futuro profissional.

A previsão é que o novo espaço abra suas portas no dia 26 de junho, trazendo consigo não apenas a beleza da arquitetura de Niemeyer, mas também um cardápio irresistível e um serviço de alta qualidade, moldado pela expertise do Senac. Rosana Guimarães, supervisora da Casa de Chá, ressalta que a transformação do local será um marco para Brasília, oferecendo um ambiente diferenciado e acolhedor que reflete a essência da capital brasileira.
Estiveram presentes no evento a vice-governadora Celina Leão, o Secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal Paco Britto, o administrador de Brasília Valdemar Medeiros, o Secretário de Estado de Governo do Distrito Federal José Humberto Pires, o Comandante-Geral da Polícia Militar do DF Ana Paula Barros Habka, o deputado federal Rafael Prudente, o diretor da SLU Silvio de Moraes Vieira, o deputado distrital Daniel de Castro, o empresário Higino França, a Secretária da Mulher do DF Giselle Ferreira, o Superintendente do Sebrae-DF Rose Rainha, o empresário Paulo Octávio, empresários, Conselheiros Senac-DF e Conselheiros Fecomércio-DF.