Fecomércio-DF impulsiona inovação tecnológica em conferência

 

Fecomércio-DF na Vanguarda da Inovação: Conferência Distrital Impulsiona Desenvolvimento Tecnológico

 

 

A manhã desta segunda-feira (15) marcou a participação ativa da Fecomércio-DF na etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, sediada na Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac-DF. Com um time de peso, incluindo o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e figuras proeminentes como Jamal Jorge Bittar da Fibra-DF e Rose Rainha do Sebrae-DF, o evento visava propor estratégias de desenvolvimento para o setor e encaminhá-las ao Ministério da Ciência e Tecnologia para integrar as diretrizes nacionais.

Os debates centraram-se em quatro eixos fundamentais: Pesquisa e Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, Impacto Social, e Estratégias Governamentais para promover o avanço científico, tecnológico e de inovação. Na abertura, Aparecido Freire destacou a importância da colaboração entre as entidades para impulsionar o setor de tecnologia e inovação, elogiando a condução dos trabalhos pelo Sindesei-DF, ligado à Fecomércio-DF.

Jamal Bittar apontou a necessidade de investimento na qualificação da mão de obra e na disseminação da tecnologia e inovação, visando fazer do Distrito Federal uma referência nacional em criação. Leonardo Reisman enfocou o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) como veículo financeiro crucial para a implementação das estratégias. Rose Rainha ressaltou o potencial do DF em se tornar mais competitivo no setor, destacando programas do Sebrae que impulsionaram a produtividade das empresas locais.

A conferência distrital marca mais um passo significativo no acordo de cooperação entre Fecomércio e a Secti-DF, firmado em 2023, visando fortalecer e impulsionar o setor de ciência, tecnologia e inovação na região. Esta iniciativa demonstra o compromisso da Fecomércio-DF em liderar iniciativas que impulsionem o desenvolvimento tecnológico e econômico do Distrito Federal.