Presidente da Anfavea anuncia retorno do Salão do Automóvel

© Arquivo/Agência Brasil

 

Evento será retomado após cobrança de Lula e promete expor avanços tecnológicos da indústria automobilística brasileira

 

 

O presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), Mário de Lima Leite, confirmou nesta sexta-feira (12) que o Salão do Automóvel voltará a ser realizado, atendendo a uma demanda expressa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, detalhes como data e local ainda estão pendentes de confirmação.

Lima destacou a importância da ousadia em expor as tecnologias do setor tanto para os consumidores nacionais quanto para o mercado global. “Estamos avaliando questões de espaço e logística, mas o salão do automóvel vai acontecer. Não temos data ainda definida, mas, sem dúvida, é uma cobrança legítima do presidente [Lula]”, afirmou.

Além da retomada do evento, o presidente da Anfavea abordou a questão dos preços elevados dos veículos nacionais, justificando-os, em parte, pela elevação das taxas de juros nos últimos anos. Ele prometeu um aumento na produção, visando a redução dos preços.

“O desafio da indústria é levar essa mobilidade para o consumidor. Então, a indústria automobilística está atenta a isso e o mercado interno vai crescer. A nossa expectativa é chegar – em termos de mercado interno – a três milhões de unidades nos próximos dois anos”, explicou Lima.

Com os recentes anúncios de investimentos por parte dos fabricantes, a Anfavea revelou que o ciclo atual de investimentos já ultrapassa os R$ 123 bilhões, somente na indústria automotiva, sem contar os investimentos na cadeia de autopeças, estimados em R$ 6 bilhões para o mesmo período.