Anvisa lança edital para apoio a startups no desenvolvimento de novos medicamentos

 

Programa visa acelerar acesso de medicamentos fitoterápicos, sintéticos e biológicos ao mercado brasileiro, priorizando inovação e relevância para o tratamento de doenças de impacto na saúde pública

 

 

Nesta terça-feira (9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou em Brasília um edital de chamamento destinado a apoiar o desenvolvimento de novos medicamentos fitoterápicos, sintéticos e biológicos por meio de startups brasileiras.

Em nota, a agência destacou a importância de fomentar a inovação no ecossistema de saúde do país e reconheceu a necessidade de novos medicamentos para atender às demandas da população. O programa, alinhado às diretrizes da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, tem como objetivo acelerar o acesso desses medicamentos ao mercado.

O edital selecionará três startups, uma para cada categoria: medicamento fitoterápico, medicamento sintético novo e produto biológico. Essas empresas participarão de um projeto-piloto de avaliação regulatória, com o apoio da Anvisa desde as fases iniciais de desenvolvimento dos produtos.

O suporte regulatório oferecido visa facilitar o cumprimento dos requisitos sanitários e acelerar o processo de inovação em medicamentos no Brasil. Os interessados em participar têm até o dia 7 de maio para submeter suas propostas, detalhando o estágio de desenvolvimento do medicamento proposto por meio de um formulário eletrônico.

A seleção priorizará medicamentos destinados ao tratamento de doenças com alta morbimortalidade no Brasil, com impacto significativo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e em estágios mais avançados de desenvolvimento.