ovens têm prazo para tirar título e participar das eleições municipais

© Antonio Augusto/Ascom/TSE

 

Justiça Eleitoral destaca importância do voto e orienta sobre procedimentos para obter o título eleitoral

Os jovens brasileiros com idade entre 16 e 18 anos têm até o dia 8 de maio para tirar o título eleitoral e participar das eleições municipais deste ano, que acontecerão em outubro. Essa é a oportunidade para exercerem o direito de voto e contribuírem para a escolha dos representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios pelos próximos quatro anos.

Durante a Semana do Jovem Eleitor 2024, realizada entre 18 e 22 de março pela Justiça Eleitoral, foi lançada a campanha “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de estimular o voto dos jovens e destacar a importância da participação cívica.

A interação com esse público inclui ações especiais em escolas, visando informar e engajar os jovens no processo democrático. A Justiça Eleitoral ressalta que o voto dos cidadãos fortalece a democracia e é uma forma de contribuir para a construção do futuro da cidade e do país.

O procedimento para tirar o título eleitoral pode ser realizado pela internet, através do sistema autoatendimento TítuloNet. O jovem deve acessar o sistema, selecionar a opção “não tenho título” e preencher os dados pessoais solicitados, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.

É necessário anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. Uma delas deve ser uma selfie segurando um documento oficial de identificação, seguidas de duas imagens da documentação utilizada para comprovar a identidade da primeira foto. É importante que as imagens estejam totalmente legíveis e sem adereços que impossibilitem a visão clara do rosto.

Após o envio da solicitação, o futuro eleitor pode acompanhar o processo pela internet, utilizando o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento. Após o cadastramento biométrico no cartório eleitoral, a versão digital do título eleitoral pode ser baixada no aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.

A Justiça Eleitoral lembra que o voto é facultativo para menores de 18 anos, assim como para idosos com mais de 70 anos. No entanto, é importante que todos os cidadãos participem ativamente do processo democrático, pois o exercício da cidadania é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade.