Jéssica Lima conquista a prata no Grand Slam de Antalya e soma pontos para Paris 2024

© Reprodução Twitter/X/JudoCBJ

 

Brasileira enfrentou a atual campeã mundial e garantiu 700 pontos no ranking olímpico

 

 

A judoca brasileira Jéssica Lima brilhou no primeiro dia do Grand Slam de Antalya, na Turquia, conquistando a medalha de prata na categoria dos 57 quilos. A competição, que distribui até mil pontos no ranking olímpico classificatório para os Jogos de Paris, reuniu quase 650 atletas de 93 países.

Na luta final contra a japonesa Christa Deguchi, atual campeã mundial na categoria, Jéssica mostrou sua habilidade e garra, mesmo sendo superada pela asiática. Essa foi uma reedição da final do Grand Slam de Tóquio, onde também conquistou a prata. Com o segundo lugar no pódio em Antalya, a judoca brasileira somou 700 pontos no ranking, que terá sua totalização em junho.

A competição em Antalya vai até domingo (31) e está sendo transmitida ao vivo online pela JudoTV e pelo Canal Olímpico do Brasil. O Brasil conta com uma delegação de 21 judocas na competição, sendo 11 mulheres e 10 homens.

“Queria agradecer a todos os brasileiros pela torcida no dia de hoje. Senti a energia daqui. Estou feliz com meu desempenho de hoje, mas não satisfeita. Foi minha segunda final em Grand Slam e acredito que estou no caminho certo para conquistar futuros ouros”, declarou a paulista em um depoimento à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Jéssica Lima, atual número 11 do mundo nos 57 kg, está em uma disputa direta com a campeã olímpica e mundial Rafaela Silva pela vaga nos Jogos de Paris 2024.

Antes de chegar à disputa final pelo ouro, Jéssica teve uma estreia impressionante no Grand Slam de Antalya, vencendo por ippon a panamenha Kristine Jimenez. Nas fases seguintes, eliminou a ítalo-brasileira Thauany Capani Dias e a alemã Seija Ballhaus, esta última desclassificada por infração durante a luta. Na semifinal, venceu a chinesa Qi Cai e assegurou sua presença na final dos 57 kg.

Enquanto isso, a campeã olímpica Rafaela Silva foi eliminada logo na estreia da competição ao ser imobilizada com um ippon pela croata Tihea Topovolec.