
Durante evento no Palácio do Planalto, o presidente da França, Emmanuel Macron, elogiou o Brasil pela forma como atuou para desmontar um movimento antidemocrático que culminou na tentativa frustrada de golpe em 8 de janeiro de 2023. Macron destacou os valores comuns em relação à democracia entre os dois países e ressaltou a confiança mútua nas áreas econômicas.
“Estamos em um combate internacional imbuídos dos valores em comuns”, afirmou Macron após assinar uma série de acordos com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia da visita do líder francês ao Brasil.
O presidente francês elogiou a forma como o Brasil restaurou e fortaleceu a democracia, destacando a importância da resistência contra forças que ameaçam os sistemas democráticos. Macron expressou sua confiança na parceria estratégica entre os dois países e elogiou os modelos econômicos brasileiros voltados para o combate à inflação e a promoção de energia sustentável.
Durante a visita, foram assinados 21 atos bilaterais, incluindo um Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França e acordos de cooperação em diversas áreas, como pesquisa científica, combate ao garimpo ilegal e preservação ambiental na Amazônia.
Macron enfatizou que o próximo ano será marcado por comemorações, já que Brasil e França completam dois séculos de relações, ressaltando a importância da confiança mútua nas economias e democracias dos dois países.