
Um cenário de tragédia se instaurou no bairro Independência, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, após o desabamento de uma edificação que resultou na morte de três pessoas e no desaparecimento de outras duas. Os números foram confirmados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Prefeitura de Petrópolis. Até o momento, a Defesa Civil local, com o apoio do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), conseguiu resgatar quatro vítimas com vida.
As consequências catastróficas foram agravadas pelas fortes chuvas que castigam a região desde ontem (21), culminando em 109 registros de ocorrências até as 19h45 desta sexta-feira (22). Entre essas ocorrências, 75 foram deslizamentos, mostrando a fragilidade da estrutura diante do grande volume de chuva.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou acumulados de 196 mm em 12 horas, quase atingindo o valor previsto para 24 horas de chuva. Os estragos foram sentidos em diversos bairros, como Araras, São Sebastião, Quitandinha, Centro, entre outros, onde deslizamentos atingiram imóveis e vias públicas.
O acesso a Petrópolis pela BR-040 foi interditado e várias ruas ficaram alagadas devido ao transbordamento dos rios Quintandinha e Piabanha. Diante da situação de calamidade, a prefeitura declarou estágio de crise, o mais grave em sua escala de estágios operacionais.
Para auxiliar a população, foram disponibilizados 67 pontos de apoio onde as pessoas em situação de risco podem buscar abrigo. Sirenes foram acionadas em áreas de maior incidência de chuvas e transbordamento de rios, como na Rua do Imperador e na Rua Coronel Veiga. A orientação da Defesa Civil é que a população das áreas de risco se mantenha em alerta e evite permanecer em locais interditados ou alagados.
A previsão para as próximas horas é de chuvas moderadas a muito fortes, mantendo a cidade em alerta. A orientação é que em casos de emergência, a população ligue para o número 199 e siga as instruções das autoridades competentes para garantir a segurança e o bem-estar de todos.