
A equipe brasileira de handebol masculino enfrentou um revés doloroso neste domingo (17) ao ser derrotada pela Espanha por 28 a 26 no Palau d’Esports de Granollers, na região da Catalunha, Espanha. O resultado eliminou o Brasil da próxima edição dos Jogos Olímpicos, já que a disputa fazia parte do Pré-Olímpico da modalidade.
Ao longo do Pré-Olímpico, o Brasil teve um desempenho misto, começando com uma derrota apertada para a Eslovênia por 27 a 26, seguida por uma vitória suada contra o Bahrein por 25 a 24. No entanto, a derrota para a Espanha neste domingo determinou que o Brasil terminasse em terceiro lugar na classificação de sua chave, ficando fora da zona de classificação para os Jogos de Paris. As vagas olímpicas foram conquistadas pela Espanha e pela Eslovênia.
A participação frustrante no Pré-Olímpico contrasta com a recente conquista da equipe sob o comando do técnico Marcus Tatá no Torneio Sul-Centro Americano, realizado em Buenos Aires, Argentina. Nessa competição, o Brasil enfrentou Uruguai, Chile, Paraguai, Costa Rica e Argentina, garantindo o título e uma vaga no Mundial de 2025, que será disputado na Noruega, Croácia e Dinamarca.