Alckmin destaca fortalecimento de acordos comerciais e fomento da indústria durante evento na Fiesp

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Vice-presidente ressalta importância da integração regional e digitalização; encontro reúne representantes de diversas entidades setoriais

 

 

Durante a abertura do 1º Encontro Nacional da Indústria e Serviços, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, enfatizou as prioridades econômicas do governo, destacando o fortalecimento de acordos comerciais com países vizinhos e o incentivo à indústria por meio da digitalização e desburocratização.

Alckmin ressaltou a importância da inserção do Brasil no mercado global, especialmente na América do Sul, destacando a ampliação do Mercosul e os esforços para estabelecer acordos com a União Europeia e Singapura. Ele enfatizou que o Brasil não possui litígios, o que pode ser vantajoso para a concretização de negócios em um cenário de alta liquidez mundial.

Além disso, o vice-presidente celebrou conquistas do primeiro ano de governo, como a queda da inflação e do Risco Brasil, bem como o aumento das exportações e do Produto Interno Bruto (PIB). Ele expressou otimismo em relação ao futuro econômico do país, prevendo um ano melhor.

No evento, que reúne representantes de cerca de 30 entidades setoriais, Alckmin também mencionou a importância da sustentabilidade e da redução do custo de capital como metas para as políticas públicas na área econômica.

O presidente da Fiesp, Josué Gomes, destacou a transição energética como ferramenta fundamental para enfrentar as mudanças climáticas e as desigualdades sociais. Ele ressaltou a necessidade de promoção da Indústria de Transformação para impulsionar o crescimento econômico do país.