
O Ministério da Saúde anunciou que nos próximos dias enviará doses adicionais de vacinas contra a dengue para mais 29 municípios, ampliando a cobertura vacinal para um total de 521 localidades até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.
A vacinação contra a dengue teve início neste mês e é direcionada para crianças de 10 e 11 anos. A previsão é de que até o final deste ano, a imunização com a vacina Qdenga, nome comercial do imunizante, seja estendida para adolescentes de 12, 13 e 14 anos residentes nos 521 municípios contemplados.
Essa seleção criteriosa dos municípios foi realizada com base na alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca uma forma mais grave da doença.
A distribuição das vacinas considera as limitações enfrentadas na produção e oferta do imunizante, desenvolvido pelo laboratório Takeda. Com a chegada de novos lotes, a vacinação será progressivamente ampliada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo informações do Ministério da Saúde, foram adquiridas 5,2 milhões de doses da vacina este ano, e a previsão é de mais 9 milhões até 2025.
A vacina Qdenga recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, sendo incorporada ao SUS em dezembro do ano passado.
Diante do aumento dos casos de dengue em várias regiões do país, pelo menos seis estados já decretaram situação de emergência. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão entre as localidades afetadas pela doença.