Rio de Janeiro inicia vacinação contra a dengue em crianças de 10 anos

 

Nesta sexta-feira (23), o município do Rio de Janeiro deu início à vacinação de crianças de 10 anos de idade contra a dengue. Um lote com 141,7 mil doses do imunizante foi encaminhado pela Secretaria Estadual de Saúde, visando proteger a população mais jovem contra a doença.

Elizabeth Felinto, costureira de 42 anos, chegou cedo ao Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, para vacinar sua filha. “Trouxe ela logo para vacinar. É muito importante para que não precise lidar com a doença”, comentou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar até o fim de março cerca de 354 mil crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, de forma escalonada. A vacinação para crianças de 11 anos está prevista para iniciar na próxima quarta-feira (28).

O calendário para as faixas etárias de 12 a 14 anos será divulgado nos próximos dias, após a chegada de novos lotes do imunizante. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que a fabricante da vacina possui capacidade limitada de produção, o que impacta na disponibilidade do produto.

Além do Rio de Janeiro, outros municípios também receberam doses do imunizante. O governo fluminense declarou situação de epidemia de dengue no estado, que registra quase 50 mil casos prováveis da doença. A distribuição das vacinas visa conter o avanço da epidemia e proteger a população em áreas afetadas.