
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, viajará neste domingo (17) para Mossoró (RN) para acompanhar a operação de recaptura de dois fugitivos da Penitenciária Federal de segurança máxima. A ação, que conta com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Rio Grande do Norte e Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado, busca localizar os detentos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.
A fuga dos detentos ocorreu na última quarta-feira (14), sendo eles os primeiros a escapar de um presídio federal de segurança máxima desde a criação do sistema em 2006. Na noite de sexta-feira (16), os fugitivos fizeram uma família refém, roubando celulares e comida em uma residência localizada a cerca de três quilômetros da penitenciária.
A operação de recaptura mobiliza cerca de 300 agentes federais, drones e três helicópteros. A forma como os detentos escaparam está sendo investigada, com suspeitas de que tenham utilizado ferramentas destinadas a uma obra interna para abrir um buraco na parede.
O Ministério da Justiça informou que duas investigações estão em curso: uma administrativa, liderada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, para apurar as responsabilidades da fuga, e outra criminal, conduzida pela Polícia Federal, para investigar possíveis facilitadores da fuga dos detentos.