
Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, e Acre já imunizam crianças de 10 a 11 anos
A campanha de vacinação contra a dengue já está em andamento em seis dos dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o primeiro lote de 712 mil doses da vacina. A distribuição das doses para 315 municípios teve início no dia 8 de fevereiro.
Segundo levantamento da Agência Brasil, a vacinação começou no Distrito Federal e em Goiás, duas regiões com altos índices de contaminação, além das capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA), e Rio Branco (AC). Em Natal (RN) e João Pessoa (PB), a imunização está prevista para começar na próxima segunda-feira (19). São Paulo e Amazonas ainda não definiram datas para o início da vacinação.
Os dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde são: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, e Acre. O primeiro lote atende 60% dos 521 municípios selecionados, e a previsão é que os demais recebam as doses até a primeira quinzena de março.
Confira o andamento da vacinação nos estados que já iniciaram:
Distrito Federal: A primeira unidade da federação a iniciar a campanha de vacinação contra a dengue pelo SUS. Nas primeiras sete dias, 15.675 crianças de 10 e 11 anos foram imunizadas.
Goiás: Iniciou a vacinação nesta quinta-feira (15) em 51 cidades selecionadas, distribuindo mais de 151 mil doses.
Mato Grosso do Sul: Campo Grande já disponibiliza o imunizante em mais de 50 unidades básicas de saúde, com mais de 1 mil crianças vacinadas em menos de uma semana.
Bahia: Salvador iniciou a vacinação nesta quinta-feira (15) em 30 postos de saúde, com o recebimento de 56.493 doses.
Maranhão: São Luís começou a campanha nesta sexta-feira (16), com mais quatro municípios prioritários recebendo as doses.
Acre: Rio Branco iniciou a vacinação nesta sexta-feira (16), disponibilizando 11,5 mil doses.
A expectativa é que a vacinação contribua para reduzir os casos de dengue, uma doença que ainda representa um desafio de saúde pública em diversas regiões do país.