Governo mobiliza autoridades para recapturar os foragidos e esclarecer as circunstâncias da fuga
A Penitenciária Federal de Mossoró (RN), localizada a 280 quilômetros a oeste de Natal (RN), enfrentou sua primeira fuga de detentos desde sua inauguração. Dois presos conseguiram escapar da unidade, gerando uma operação de busca e mobilizando autoridades.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública acionou a Polícia Federal (PF) e solicitou o apoio das secretarias da Segurança Pública e da Defesa Social e de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte para localizar os fugitivos.
A fuga veio à tona na manhã desta quarta-feira (14), e todas as medidas necessárias para recapturar os foragidos estão sendo tomadas. O secretário nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, está a caminho de Mossoró para acompanhar de perto a investigação.
Identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, os dois fugitivos são objeto de busca intensa. O governo do Rio Grande do Norte também entrou em contato com as secretarias de Segurança Pública da Paraíba e do Ceará para reforçar a segurança nas divisas estaduais.
As Penitenciárias Federais são conhecidas por sua segurança e disciplina. A Secretaria Nacional de Políticas Penais garante que nunca houve registro de fuga, rebelião ou entrada de materiais ilícitos nessas unidades. Cada penitenciária conta com um sistema de vigilância avançado, incluindo captação de som ambiente e monitoramento de vídeo em tempo real, garantindo um alto padrão de segurança.