Ícone do site Brasiltimes – Notícias

Carnaval: Oftalmologistas alertam para cuidados essenciais com os olhos durante a folia

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Especialistas destacam medidas preventivas para proteger a visão dos foliões durante as festas de carnaval

 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) recomenda aos foliões cuidados e atenção especiais aos olhos durante o carnaval para evitar prejuízos à visão, protegendo os olhos contra queimaduras químicas, traumas e infecções.

Segundo a médica Elisabeth Guimarães, da Comissão Científica do CBO, durante as festas carnavalescas, muitas pessoas se expõem a riscos, desde traumas oculares até infecções, devido ao consumo excessivo de drogas e álcool. Todo cuidado é pouco, ressaltou a especialista.

Nos blocos carnavalescos, o sol forte do verão pode representar um perigo para os olhos, destacou a médica, aconselhando o uso de viseiras, bonés e chapéus para protegê-los. “Todos são muito bem-vindos. Hoje em dia, a indústria os fabrica com tecidos que já vêm com proteção UV”. Além disso, os óculos escuros são indispensáveis. “Mesmo que não combinem com a fantasia, a pessoa deve usar”, para garantir a proteção dos olhos.

Outra questão importante são os filtros solares que as pessoas passam no corpo e no rosto. Deve-se dar preferência àqueles formulados para quem pratica esportes, pois resistem ao suor. Também pode ser usado o protetor facial em bastão, que não escorre para os olhos.

Elisabeth recomendou que os foliões evitem contato com sprays de espuma, que podem ser extremamente irritantes para os olhos. Se houver contato desse produto com o olho, a orientação dos oftalmologistas é que a pessoa lave abundantemente o local com água potável ou água mineral.

Quanto à maquiagem, a especialista alertou para a cola de cílios postiços, que pode queimar a córnea se usada em quantidade excessiva. Também é essencial remover completamente a maquiagem após o uso.

Sobre as lentes de contato, Elisabeth aconselha evitar usá-las ao cair na água, pois há risco de infecção por Acanthamoeba. Além disso, destacou a importância da hidratação e de uma alimentação saudável para a saúde ocular.

Se o desconforto ocular persistir, o CBO alerta para sinais como vermelhidão, dor intensa ou visão embaçada, que podem indicar problemas e demandam assistência médica imediata para evitar complicações.

Durante o carnaval, é fundamental cuidar dos olhos para garantir uma folia segura e sem prejuízos à visão.

Sair da versão mobile