Ministério da Saúde lança campanha de Carnaval focada na prevenção de ISTs

Foto de Quinten de Graaf na Unsplash

 

Com a chegada do Carnaval, festa marcada por dias de alegria, interações sociais e muita diversão, o Ministério da Saúde lançou, na terça-feira (6), a campanha nacional do Carnaval 2024 com um foco crucial: o uso do preservativo para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Com o slogan “Carnaval, respeito e proteção #TemQueTer”, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância do uso da camisinha durante as festividades carnavalescas, especialmente em um contexto em que o consumo de álcool pode levar a comportamentos de risco, como relações sexuais desprotegidas.

Segundo o infectologista Marcelo Neubauer, o período do Carnaval é propício para a propagação de ISTs, sendo as mais preocupantes a Sífilis, HIV, Hepatites Virais, Herpes genital e HPV. O uso de preservativos é a medida mais indicada para prevenir cada uma dessas infecções, sendo que para Hepatite B e HPV há ainda vacinas altamente eficazes disponíveis.

“A forma mais comum de contágio é a sexual, podendo ocorrer mesmo que não haja penetração ou ejaculação, visto que o contato entre mucosas pode ser suficiente para a transmissão. Sendo assim, eventualmente, a sífilis pode ser transmitida pelo beijo, se a pessoa infectada estiver com uma lesão ativa na boca, por exemplo”, explica Carolina Lázari, médica especialista.

Além disso, a campanha destaca a importância da testagem regular para ISTs, especialmente para aquelas pessoas que têm relações com diferentes parceiros frequentemente. A busca por orientação médica também é fundamental para entender os exames de rotina personalizados a serem realizados.

Com medidas simples, como o uso do preservativo e a vacinação, é possível curtir o Carnaval com segurança e prevenir o surgimento de doenças sexualmente transmissíveis.