Neste sábado (3), o município de Dourados, em Mato Grosso do Sul, dá início ao seu Dia D de mobilização para vacinação em massa contra a dengue, tornando-se o primeiro no país a realizar essa iniciativa. Toda a população com idade entre 4 e 59 anos está apta a receber a imunização, que é composta por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
O Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde de Dourados informou que todas as unidades básicas de saúde na área urbana estarão oferecendo a vacina das 8h às 17h. O mesmo horário será mantido na Sala de Vacinação do Pronto Atendimento Médico (PAM). Já nas unidades básicas de saúde dos distritos, o atendimento será das 8h às 16h.
Além disso, uma equipe do Núcleo de Vacinação estará disponível para atender aqueles que desejam ser imunizados durante a primeira edição do Agita Dourados, no Parque dos Ipês, a partir das 15h. Neste evento, além da vacina contra a dengue, serão oferecidas também as doses contra influenza e bivalente contra a COVID-19.
Dourados se destaca como o único município brasileiro a oferecer a vacina para toda a população na faixa etária de 4 a 59 anos, graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o laboratório japonês Takeda Pharma, fabricante da vacina Qdenga. A expectativa é imunizar cerca de 150 mil pessoas com as duas doses previstas no esquema vacinal.
Enquanto isso, nos 521 municípios selecionados pelo governo federal para receber o imunizante contra a dengue, a vacinação começará a partir da próxima semana, quando as doses serão distribuídas. O Ministério da Saúde aguardava a tradução da bula da vacina para o português, uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).