Ana Marcela Cunha, atual campeã olímpica nas águas abertas, confirmou sua presença nos Jogos de Paris ao conquistar a quinta colocação na prova de 10 quilômetros (km) do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em Doha, no Catar. Neste sábado (3), a atleta baiana garantiu seu lugar entre as 13 primeiras, necessárias para a classificação olímpica.
“Com toda certeza o objetivo foi concluído. Tive uma mudança muito grande no último ano e estar aqui, disputando a vaga, é bem importante para mim. Vou ter uma nova oportunidade de fazer história em Paris. Vou ter seis meses para dar sequência nos treinos e competições. Estou muito feliz”, comemorou Ana Marcela, que participará de sua quarta Olimpíada.
Além dela, Viviane Jungblut também conquistou a vaga olímpica ao terminar a prova na 14ª colocação. A brasileira se beneficiou da França – país-sede dos Jogos Olímpicos de Paris – ter duas atletas entre as 13 melhores em Doha. Como cada nação pode classificar apenas duas nadadoras, uma dessas vagas francesas será realocada para a atleta brasileira, que aguarda a confirmação oficial da World Aquatics (antiga Fina) sobre sua conquista.
Ana Marcela completou os 10 km em 1h57min31seg10, oito segundos à frente de Viviane. A vitória na prova ficou com a holandesa Sharon van Rouwendaal, seguida pela espanhola Maria de Valdés e pela portuguesa Angélica André.
Com a conquista de Ana Marcela e Viviane, o Brasil atingiu 148 vagas olímpicas garantidas em Paris, em 27 modalidades. As disputas em águas abertas no Mundial de Doha prosseguem na próxima quarta-feira (7), com as provas masculina e feminina de 5 km, seguidas pelo revezamento misto 4×1500 m na quinta-feira (8).