Previsão do mercado: Inflação em queda e Selic mantida marcam Boletim Focus

 

Expectativas para crescimento do PIB e cotação do dólar também são divulgadas em pesquisa semanal do Banco Central

 

O Boletim Focus divulgado nesta terça-feira (30) pelo Banco Central aponta uma redução na previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, que passou de 3,86% para 3,81% este ano. A pesquisa semanal revela ainda estimativas estáveis para os próximos anos e expectativas quanto à taxa básica de juros, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e cotação do dólar.

Segundo o Boletim, a projeção para o IPCA em 2024 está dentro do intervalo da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3% para este ano, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central utiliza como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 11,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A expectativa do mercado é que a Selic encerre 2024 em 9% ao ano, com previsão de redução para 11,25% na primeira reunião do Copom deste ano, que ocorre hoje (30) e amanhã (31).

O Boletim Focus também revela que a projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira permanece em 1,6% para este ano. Para os anos seguintes, as expectativas são de expansão do PIB em 2%.

No que diz respeito à cotação do dólar, a previsão é de que a moeda americana alcance R$ 4,92 ao fim deste ano, com estimativa de R$ 5 para o encerramento de 2025. Esses números fornecem um panorama do cenário econômico brasileiro, sendo essenciais para tomadas de decisões tanto de investidores quanto de consumidores.