INSS anuncia reajuste nos benefícios para janeiro, confira as datas e percentuais

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) © Marcello Casal JrAgência Brasil

 

Instituição divulga cronograma de pagamentos e valores atualizados, considerando aumento do salário mínimo e correção do INPC

 

 

A partir desta terça-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem verificar o valor atualizado de seus benefícios e auxílios referentes ao mês de janeiro. Os extratos disponíveis revelam os reajustes decorrentes do aumento do salário mínimo e da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

De acordo com informações divulgadas pelo instituto por meio de nota, os créditos destinados a quem recebe até um salário mínimo terão início em 25 de janeiro, estendendo-se até 7 de fevereiro. Cerca de 26 milhões de beneficiários serão contemplados com um reajuste de 6,97%.

Aqueles que percebem valores superiores a R$ 1.412, equivalente ao piso nacional, terão seus pagamentos efetuados a partir de 1º de fevereiro. Este grupo, composto por mais de 13 milhões de pessoas, experimentará um aumento de 3,71%.

Para os segurados que ultrapassam o piso salarial e começaram a receber o benefício em 2023, os valores serão reajustados proporcionalmente ao mês de concessão. As variações vão de 0,55% para quem iniciou o recebimento em dezembro até o percentual total de 3,71% para aqueles que passaram a ser beneficiários em janeiro de 2023.

A fim de conferir o extrato e obter informações sobre a data de pagamento, os beneficiários podem utilizar tanto o site quanto o aplicativo Meu INSS, além da Central 135. O atendimento por telefone está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.