Rainha Marta e Lionel Messi brilham no prêmio Fifa The Best

© Reprodução Twitter/FIFAWWC

 

Brasil se destaca na premiação com novo troféu dedicado a Marta, vitória de Ederson como melhor goleiro e ato histórico da seleção masculina contra o racismo

 

 

 

Em uma cerimônia realizada em Londres (Inglaterra) nesta segunda-feira (15), o prêmio Fifa The Best consagrou a meio-campista espanhola Aitana Bonmatí e o astro argentino Lionel Messi como os melhores jogadores do mundo em 2023. No entanto, o Brasil deixou sua marca na premiação, destacando-se com uma emotiva homenagem à Rainha Marta e outros feitos memoráveis.

A atleta do Barcelona, Aitana Bonmatí, foi laureada após desempenho destacado na vitoriosa campanha da seleção espanhola na Copa do Mundo. Enquanto isso, Lionel Messi, atualmente no Inter Miami (Estados Unidos), surpreendeu ao superar adversários de peso, como Erling Haaland e Kylian Mbappé, em um ano marcado pelos desafios nas Eliminatórias Sul-Americanas.

Diferentemente de outras edições, onde o ápice da festa era a premiação do futebol masculino, o ponto alto deste ano foi a homenagem à brasileira Marta. A jogadora de 37 anos, maior artilheira da história da Copa do Mundo, em seis edições, receberá uma honraria única: um novo prêmio Fifa para o gol mais bonito do mundo no futebol feminino.

Emocionada, Marta expressou em seu discurso: “É sempre difícil subir neste palco e não se emocionar. Tive a felicidade de receber o prêmio de melhor jogadora algumas vezes. Penso que é muito mais fácil falar se baseando no que foi feito no ano inteiro. Mas isso aqui é muito mais especial, o que faz ser difícil até encontrar palavras.”

Além da homenagem, o Brasil se destacou pelo apoio da seleção masculina a Vinicius Júnior, vítima de agressões racistas na Espanha. Em uma partida amistosa contra a Guiné, os jogadores vestiram uniformes negros pela primeira vez na história como ato de solidariedade. O troféu foi entregue a jogadores históricos da seleção brasileira, reforçando a luta contra o racismo.

Outro momento marcante foi a entrega do Prêmio Puskas, de gol mais bonito da temporada, conquistado pelo brasileiro Guilherme Madruga em uma bicicleta espetacular pelo Botafogo-SP na Série B.

O goleiro da seleção brasileira Ederson também brilhou, conquistando o prêmio de melhor goleiro do mundo, após uma temporada excepcional com o Manchester City. Vinicius Junior, por sua vez, integrou a equipe do ano da Fifa.

Além dessas conquistas, outros destaques incluíram Pep Guardiola como melhor técnico de futebol masculino, Sarina Wiegman como melhor técnica de futebol feminino, Mary Earps como melhor goleira do mundo e o torcedor argentino Daniel “Toto” Iñiguez, do Colón de Santa Fé, que recebeu o Fifa Fan Award.