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Educadores concluem curso de pedagogia intercultural indígena no Ceará

Fachada do edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

 

Sessenta e seis profissionais são preparados para fortalecer a educação diferenciada em aldeias

 

 

Sobral, Ceará – Sessenta e seis educadores concluíram com êxito o curso “Cuiambá Pedagogia Intercultural Indígena Magistério Tremembé” oferecido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em parceria com o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os profissionais agora estão aptos a atuar em nove escolas localizadas nas aldeias Tremembé nos municípios de Itarema e Acaraú.

O curso tem como propósito aprimorar a formação de educadores, destacando temas cruciais para as comunidades indígenas, como a demarcação de terras e a promoção de uma educação intercultural diferenciada. A parceria envolve, além da UVA, o Conselho Indígena Tremembé de Almofala, as secretarias de Educação do Ceará e de Itarema, e a Igreja Metodista do Brasil.

O nome “Cuiambá” faz referência a um suporte utilizado pelos Tremembé, feito a partir da cuia da cabaça, usado para consumir o mocororó, uma bebida ritual feita do caju.

“A formação de professores indígenas, habilitados como pedagogos interculturais, tem fortalecido saberes tradicionais e valorizado profissionais que estão em sala de aula”, afirmou a Capes em comunicado oficial. Essa iniciativa representa um passo significativo para a promoção da educação diferenciada e o fortalecimento dos vínculos culturais nas comunidades indígenas Tremembé

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