Campanha janeiro branco alerta para cuidados com a saúde mental

Divulgação: Redes sociais

 

INSS destaca importância do cuidado emocional e orienta sobre benefícios para quem enfrenta transtornos mentais

 

 

A campanha Janeiro Branco busca disseminar uma cultura de cuidado emocional, promovendo informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades. O foco principal é a conscientização sobre a saúde mental, prevenindo doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca que transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar também entram no rol, muitas vezes impactando a capacidade laboral das pessoas.

O benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, é uma alternativa para aqueles temporariamente impossibilitados de trabalhar devido a doenças mentais. Já o benefício por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez, destina-se a pessoas permanentemente incapazes para o trabalho devido a problemas de saúde mental. Os interessados em solicitar esses benefícios devem agendar uma perícia médica por meio do aplicativo, site ou telefone 135, apresentando documentos médicos e pessoais no dia do atendimento.

O INSS reforça a importância de cuidados com a saúde mental e oferece orientações. Entre elas, destaca a necessidade de estabelecer metas realistas e evitar expectativas inatingíveis, além de destacar que o exercício de auto-observação e a atenção ao momento presente são fundamentais para o bem-estar emocional.

A instituição também alerta para a cautela com a autocobrança exagerada, especialmente em épocas específicas do ano, enfatizando que a generosidade consigo mesmo é crucial. Reconhecer conquistas e recursos internos para lidar com adversidades são estratégias essenciais, e a identificação e compreensão das emoções possibilitam a tomada de decisões mais conscientes em relação ao bem-estar emocional.

Neste contexto, o INSS ressalta que cuidar da saúde mental é uma prática diária, que não se limita a períodos específicos do ano. A conscientização e o apoio contínuo contribuem para a construção de uma sociedade mais saudável e emocionalmente equilibrada.