Triatleta brasileira Luisa Baptista sofre grave acidente em treinamento

© Gaspar Nóbrega/COB

 

Atleta é internada em estado grave após colisão com carro durante treino em São Paulo

 

A renomada triatleta brasileira Luisa Baptista, de 29 anos, enfrentou um sério revés em sua carreira esportiva neste sábado (23), quando se envolveu em um grave acidente durante um treinamento no distrito de Santa Eudoxia, em São Paulo.

O incidente ocorreu pela manhã, quando Luisa colidiu frontalmente com um carro que trafegava pela estrada. A equipe do Sesi São Carlos, responsável pela atleta, revelou em comunicado que o motorista do veículo fugiu do local sem prestar socorro.

A triatleta, que recentemente representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), foi prontamente levada à Santa Casa de São Carlos. No início da noite, o hospital emitiu um comunicado informando que Luisa Baptista estava enfrentando um quadro de politrauma grave, com lesões no pulmão direito, fraturas em diversos arcos costais e na perna direita.

Após procedimentos iniciais de estabilização, a atleta foi submetida a uma intervenção cirúrgica, sendo encaminhada posteriormente para a unidade de terapia intensiva. O estado de saúde de Luisa é considerado grave, conforme relatado pela equipe médica.

Luisa Baptista, além de sua participação na última edição dos Jogos Pan-Americanos, conquistou notoriedade ao ser campeã no individual e na categoria mista nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), em 2019. Sua presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, também marcou a trajetória da atleta, que alcançou a 32ª posição na disputa individual. O acidente representa um duro golpe para o cenário esportivo brasileiro, que acompanha com apreensão a evolução do estado de saúde da talentosa triatleta.