Reguladores chineses impõem limites a recompensas e incentivos, afetando gigantes como Tencent e NetEase
Nesta sexta-feira (22), reguladores chineses divulgaram um conjunto abrangente de regras destinadas a conter gastos e recompensas como incentivos nos videogames, impactando significativamente o maior mercado de jogos do mundo, que retomou o crescimento este ano.
As novas diretrizes estabelecem limites para os gastos em jogos online, proibindo recompensas de login diário para jogadores que gastam pela primeira vez ou realizam gastos consecutivos. Esses são mecanismos de incentivo comuns em jogos online. As ações da Tencent Holdings, a maior empresa de jogos do mundo, caíram até 16%, enquanto as da rival NetEase despencaram até 25% após o anúncio da Administração Nacional de Imprensa e Publicação.
Steven Leung, diretor-executivo de vendas institucionais da UOB Kay Hian em Hong Kong, destacou: “Não é necessariamente a regulamentação em si, é o risco político que é elevado. As pessoas pensaram que esse tipo de risco deveria ter acabado e começaram a olhar para os fundamentos novamente. Isso prejudica muito a confiança.”
A China tem fortalecido sua postura em relação aos videogames, estabelecendo, em 2021, um rigoroso limite de tempo de jogo para usuários com menos de 18 anos e suspendendo aprovações de novos jogos por cerca de 8 meses, citando preocupações com vício. Embora a repressão formal tenha encerrado no ano passado, os reguladores continuam aplicando restrições para conter os gastos no jogo.
As novas regras reveladas são as mais explícitas até agora, visando reduzir os gastos em jogos. Além de proibir recompensas, os jogos deverão estabelecer limites para recargas nas carteiras digitais dos jogadores. Ficou determinado que os jogos não podem oferecer recursos de sorteio baseados em probabilidade para menores de idade, nem permitir a especulação e leilão de itens virtuais.
Embora representem um desafio para a indústria de jogos, as novas regras incluem uma proposta esperada, exigindo que os reguladores chineses processem aprovações de jogos no prazo de 60 dias. As preocupações de Pequim com dados dos usuários também são refletidas, com a exigência de que os estúdios de jogos armazenem servidores na China.
O órgão regulador aceitará comentários públicos sobre as regras até 22 de janeiro de 2024. Após a repressão de 2021, o ano de 2022 foi o mais difícil registrado para a indústria de jogos na China, mas o mercado retomou o crescimento este ano, com receita interna aumentando 13%, atingindo 303 bilhões de yuans (US$ 42,6 bilhões), segundo a associação industrial CGIGC.