
Google Trends revela os tipos de câncer mais buscados, destacando o interesse pelo câncer de mama
De acordo com dados do Google Trends, ao abordar o tema “câncer”, o câncer de mama lidera as pesquisas relacionadas, ocupando o 5º lugar entre os principais temas de busca. Em seguida, encontram-se o “câncer de pele” em 6º lugar, o “câncer de intestino” (ou colorretal) em 8º lugar, o “câncer de próstata” em 12º lugar, e o “câncer de útero” em 14º lugar nas buscas.
A avaliação do interesse de busca pelo Google é pontuada de 0 a 100, sendo 100 o pico de buscas pelo termo no período analisado. O câncer de mama (azul) lidera com uma média de 34 pontos, seguido pelo câncer de útero (verde) com 30 pontos. O câncer de intestino ou colorretal (lilás) e o câncer de pele (vermelho) compartilham uma pontuação média de 17 pontos, enquanto o câncer de próstata (amarelo) registra uma média de 14 pontos.
No estado do Rio de Janeiro, o câncer de mama é o mais pesquisado, representando 34% das buscas relacionadas à doença. O câncer de pele é mais pesquisado no Mato Grosso, representando 18%, enquanto o câncer de próstata é mais procurado no Espírito Santo, com 14% das buscas. Em Minas Gerais, o câncer cervical lidera as pesquisas, com 17%.
Entre as consultas mais comuns no último ano, destacam-se termos como “cancer”, “cancer mama”, “cancer de mama”, “câncer”, “câncer de mama” para o câncer de mama; “cancer”, “cancer de pele”, “cancer pele”, “câncer”, “câncer de pele” para o câncer de pele; “cancer”, “prostata”, “cancer prostata”, “cancer de prostata”, “próstata” para o câncer de próstata; “utero”, “colo do utero”, “colo do útero”, “cancer”, “colo de utero” para o câncer cervical; e “cancer”, “intestino”, “cancer intestino”, “câncer”, “cancer de intestino” para o câncer colorretal.
Esses dados fornecem uma visão abrangente das preocupações relacionadas ao câncer no país, refletindo o interesse e as prioridades da população em relação a diferentes tipos dessa doença.