Google Revoluciona com Lançamento do Modelo de IA Gemini

Sistema virtual da Gemini, nova inteligência artificial do Google Google/Divulgação

 

Nova tecnologia multimodal promete melhorar significativamente o desenvolvimento de soluções com inteligência artificial

 

 

 

O Google anunciou nesta quarta-feira (6) o lançamento do Gemini, seu modelo mais avançado de inteligência artificial (IA). O Gemini foi testado em diversas tarefas, superando amplamente as referências acadêmicas comumente utilizadas no desenvolvimento de grandes modelos de linguagem.

O novo modelo tem a capacidade única de organizar, compreender, operar e combinar diferentes tipos de informações, incluindo textos, imagens, áudios, vídeos e linguagens de programação. O Google afirma que o Gemini representa uma melhoria significativa na forma como desenvolvedores e empresas constroem soluções com IA.

A primeira versão, Gemini 1.0, é otimizada em três modos distintos para atender a necessidades específicas:

  1. Gemini Ultra: Maior e mais hábil para tarefas altamente complexas.
  2. Gemini Pro: Melhor para escalar uma grande variedade de tarefas.
  3. Gemini Nano: Mais eficiente para tarefas em dispositivos móveis.

Até agora, a criação de modelos multimodais de IA envolvia treinar componentes separados para diferentes modalidades e depois combiná-los. O Gemini, no entanto, busca ir além, sendo um modelo multimodal nativo, previamente treinado em diversas modalidades, permitindo um entendimento mais abrangente desde o início.

O Bard com Gemini Pro já está disponível em inglês em mais de 170 países e territórios. Ele possui a capacidade de compreender, resumir, raciocinar, fazer brainstorming, escrever e planejar. O Gemini também está presente no Pixel 8 Pro, primeiro smartphone projetado para rodar o Gemini Nano.

Nos próximos meses, o Google planeja integrar o Gemini em outros produtos, como Busca, Ads, Chrome e Duet AI. As capacidades avançadas do Gemini serão acessíveis para clientes corporativos e desenvolvedores por meio da API do Gemini no Google AI Studio ou Vertex AI, a partir da próxima quarta-feira (13). Além disso, o Google promete lançar o Bard Advanced no início de 2024, oferecendo uma nova experiência de IA avançada com acesso aos melhores modelos e capacidades, começando pelo Gemini Ultra.