Concurso público do Ipea busca renovação e diversidade em seu quadro de servidores

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

Processo seletivo oferece 80 vagas com remuneração inicial de R$ 20.924,80 e é o primeiro a seguir a Lei de Cotas

 

 

 

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, inicia hoje as inscrições para seu concurso público, buscando renovar e diversificar seu quadro de servidores. Com um total de 80 vagas disponíveis e remuneração inicial de R$ 20.924,80, o processo seletivo aceitará inscrições até 10 de janeiro de 2024.

Em uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (4), a presidente do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, destacou que este é o primeiro concurso que seguirá à risca a Lei de Cotas (nº 12.711/2012). A última seleção ocorreu em 2008, anterior à legislação sobre o tema. Luciana ressaltou a importância de tornar efetivas as cotas e aumentar a diversidade dentro do Ipea.

“É essencial que haja representação social da população dentro da burocracia. Trazer a diversidade para o Ipea, fazer com que as cotas sejam efetivas, trazer PCDs [pessoas com deficiência], trazer mais mulheres é fundamental. Então, venham. Façam o concurso do Ipea. O Ipea é para todos, para todos os níveis de formação e para todas as pessoas que tenham nível superior”, convidou Luciana.

O edital revelou um aumento no percentual de vagas destinadas a pessoas com deficiência, passando de 5% para 10%. A coordenadora-geral de Contratações, Serviços Gerais e Apoio à Pesquisa do Ipea, Marinésia Lemos Souto, explicou que essa mudança foi uma resposta a demandas de grupos de trabalho internos focados na diversidade.

Marinésia também ressaltou a necessidade de renovação no Ipea após 15 anos sem concurso público, destacando a importância de trazer novos talentos para contribuir nas pesquisas e ações governamentais. “Precisamos de gente para implementar essas mais de 700 pesquisas que estão tramitando dentro do Ipea, sendo tocadas por cerca de 150 pesquisadores. É muito trabalho. Só neste ano, registramos mais de 200 novos projetos”, afirmou.

Os candidatos às 80 vagas devem ter nível superior completo em qualquer área de formação, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. As especialidades para o cargo de técnico de planejamento e pesquisa abrangem áreas como políticas públicas, desenvolvimento, infraestrutura de tecnologia da informação, ciência de dados, comunicação social, entre outras.

O concurso do Ipea incluirá provas nas capitais das 27 unidades federativas em um único dia, facilitando a participação dos candidatos. A seleção terá etapas de provas objetivas, prova discursiva, avaliação de títulos e bancas de heteroidentificação para confirmar a autodeclaração dos candidatos.

O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado em 27 de maio. O edital completo está disponível no site do Diário Oficial da União.